Quem nunca se maravilhou com as histórias de O Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, ou com os gibis da Turma da Mônica? Quem nunca teve medo do Lobo Mau? Para falar sobre literatura, o Projeto Sociedade dos Amigos da Prática Literária e as Novas Perspectivas para a Formação do Leitor (SAPLI) realiza a “I Ciranda Literária: quem tem medo de literatura?”. O evento ocorrerá dia 18 de outubro, das 9h às 18h, no Auditório Paulo Mendes Campos, no Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (ILC/UFPA).
Segundo a coordenadora do Programa, professora Giselle Ribeiro, o principal objetivo da Ciranda Literária é “encontrar, reconhecer, estabelecer contato com um dos nossos medos, o que os estudiosos da área chamam de "Literofobia", característico dos que têm medo de leitura, aqui representado pelo medo de ler textos literários”.
O SAPLI faz parte da tese de mestrado da professora Giselle Ribeiro, o qual, segundo ela, estava “guardado, engavetado e acordou um dia com muita vontade de ser um Projeto de Extensão. Projeto aprovado pela Faculdade de Letras e realizado por mim, como coordenadora, e mais sete bravos voluntários, alunos de Língua Portuguesa.”
Tema – No evento, será debatida a dificuldade dos alunos em ler textos, principalmente em voz alta. “Sempre que o aluno é convidado a ler um texto, ele se recusa, ou a voz treme, ou ele lança o texto vorazmente como quem quer se livrar da tarefa da leitura. Parece que esse aluno sofre demasiadamente durante a leitura. Vem daí a importância em discutir este assunto”, explica a professora Giselle Ribeiro.
A programação foi feita para que aqueles que amam ou que apenas gostam de literatura tenham um dia de intimidade e prazer com a escrita literária. Durante o evento, ocorrerão palestras com professores e colaboradores do Projeto SAPLI. Entre os temas das palestras, estão: "A coleção de medos de Chapeuzinho Amarelo e o lugar da literatura"; "O prazer de ler pelo coração e para dias de medo, um dia de folga"; "Possíveis leituras de poemas de Jacques Prévert", entre outros temas que fazem parte da programação.
Para participar desta Ciranda é muito simples. “Basta ter uma mala cheia de vontade de chegar mais perto dos textos literários e querer se desfazer da"literofobia". E se a proposta é perder o medo, não precisa se inscrever, ter título de bom leitor, nem tampouco pagar, basta chegar sentar e viver o momento”, convida a professora Giselle Ribeiro.
I Ciranda Literária
Data: 18 de outubro de 2012
Hora: Das 9h às 18h
Local: Auditório Paulo Mendes Campos, no Instituto de Letras e Comunicação da UFPA
Texto: Carlos Fernando Pinheiro – Assesoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação / evento
Nenhum comentário:
Postar um comentário